10 razões para ter loja online

02 de abril de 2020

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Já parou para pensar quão conectado está ao seu cliente?

O seu negócio precisa de estar online para entrar em contacto com o seu cliente. Através dos diferentes dispositivos móveis (telemóveis, tablets, computadores, ect) as pessoas estão cada vez mais conectadas de forma recorrente e permanente ao online.

O mundo digital está a ganha cada vez mais força,o comportamento do consumidor muda e pede que a estratégia perante o mesmo seja mudada. Os consumidores cada vez mais utilizam ferramentas disponíveis na internet para comparar preços, pesquisar produtos, ver recomendações e a compra através da internet tem-se mostrado cada vez mais uma tendência.

O bom vendedor digital pode e deve aproveitar esse mesmo ambiente e usar a tecnologia a seu favor.


10 Razões para ter uma loja online

Ainda não está convencido? Damos-lhe 10 razões para criar uma loja online:

1. Crescimento das Vendas Online

O ecommerce é uma realidade imparável que está numa fase de crescimento em Portugal. De acordo com um estudo do Observador Cetelem 2019, 38% dos portugueses fazem compras online e as previsões apontam para que este número aumente em 2020.

2. É uma loja aberta 24 horas por dia

Ao contrário das lojas físicas, nas lojas online não existe o constrangimento de horários. O seu cliente pode proceder a uma compra todos os dias da semana, a qualquer hora.

3. Pode vender para qualquer lugar do mundo

Uma loja online dispõe de muita comodidade para o comprador. Os seus clientes podem comprar o seu produto de qualquer lugar sem precisar de se deslocar.

4. Igualdade de Oportunidade

Em termos de oportunidades de venda, todas as lojas virtuais estão à distância de um clique, através de motores de busca como a Google. Utilize isso a seu favor, promova a sua loja online através das redes sociais ou com publicidade online para que possa concorrer com grandes empresas do mercado. Saiba como aparecer na primeira página da Google aqui.

5. Melhora a Imagem da sua Empresa

Ter presença no digital é essencial a qualquer empresa. As redes sociais são uma excelente forma de dar a conhecer a sua marca, mas se procura vender através da internet não existe melhor forma de transmitir uma boa imagem da empresa senão através de uma loja online bem organizada e esteticamente apelativa.

6. Atrair mais clientes e entender o seu comportamento online

Assim como uma loja física necessita que as pessoas visitem o seu estabelecimento, numa loja online também é importante ter visibilidade. Para isso a sua loja online deve ser otimizada através de mecanismo de busca (SEO),anúncios na Google e através das redes sociais. Para além disso, numa loja online torna-se muito mais fácil entender quais os hábitos de compra do seu público-alvo. Essa informação irá permitir-lhe vender mais e de forma mais eficiente.

7. Melhor Informação e Apoio ao cliente

O ecommerce possibilita que a informação sobre a empresa e os produtos seja mais acessível aos clientes. O conteúdo pode ser atualizado a todo o momento e partilhado com os seus clientes. A forma de comunicar com o cliente através de chats permite que a resposta a dúvidas seja mais rápido. Um apoio ao cliente que seja eficiente traduz-se em satisfação e, provavelmente, em mais compras.

8. Acompanhamento de vendas mais detalhado

Através de uma solução ecommerce é possível monitorizar as suas vendas e todos os dados da sua plataforma de uma forma mais acessível. Pode saber quantas pessoas visitaram a sua loja online, quais os produtos com mais procura e mais vendidos, entre outras informações que podem ser relevantes para as suas estratégias de venda.

9. Permite flexibilidade promocional

Através da venda online, é muito mais fácil para o vendedor criar promoções ou descontos para concretização de vendas. Por exemplo, para utilizadores que ainda estão indecisos na compra de algum produto ou que abandonaram o seu carrinho de compras. Para além disso também existem outras ferramentas, como e-mail marketing que lhe permite, por exemplo, lançar promoções exclusivas para clientes.

10. Redução de Custos

Ainda que ter uma loja online tenha alguns custos de produção e manutenção, não terá de preocupar-se com despesas fixas que são inerentes a um espaço físico como eletricidade, água ou internet. Ao criar uma loja online, está a abrir o seu negócio a muitos mais potenciais clientes e utilizar a tecnologia para processos como faturação, envios, entre outros, permitirá reduzir os custos.


Vender pela internet exige novas skills, assim como exige também dedicação 24 horas por dia e administração em tempo integral. É preciso estar conectado o tempo todo e dar respostas ao cliente o mais rápido possível pois ele vive na velocidade da tecnologia e essa rapidez é o grande diferencial de quem utiliza a rede.

Vender online não é apenas uma questão de estar presente no comércio eletrónico. É preciso entender como essa ferramenta de vendas funciona, em qual contexto pode ser aproveitada e como pode gerar, de maneira otimizada, prospeções e indicações no mundo virtual que podem também ser convertidas em vendas presenciais, no mundo real.

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